Os tipos de média lineares são aqueles que não interagem com o utilizador. Ou seja, o utilizador recebe a mensagem transmitida por estes sem ter qualquer influência na mesma.
Por exemplo, um tele espectador não consegue alterar a ordem de transmissão dos programas, a não ser que esteja a ver uma televisão digital, mas neste caso, trata-se de não-linearidade, da qual vamos falar adiante.Os média lineares têm as suas vantagens: a linearidade é muito mais objectiva, dando ao utilizador apenas o que ele precisa. Desta forma o utilizador recebe a informação desejada de uma forma mais rápida, não perdendo tempo com periféricos. Mas também tem as suas desvantagens: a linearidade acaba por se tornar monótona para o utilizador, estando este limitado a assistir.
Quanto aos tipos de média não lineares, estes são o contrário dos lineares, na medida em que permitem ao utilizador interagir com o conteúdo em questão.
Exemplo disso são as televisões digitais, em que o espectador pode interagir com a máquina, os computadores, etc.
Estes, tal como os lineares têm as suas vantagens: permitem ao utilizador personalizar conteúdos e dispô-los de maneira a facilitar a sua utilização por pessoas concretas. Uma das desvantagens dos média não lineares pode ser o facto da utilização deste tipo de média ter a possibilidade de se tornar confuso para o utilizador.
2 comentários:
Enviar um comentário